
13 Jan Papa defende tradição cristã nos nomes de baptismo
Bento XVI desaprova moda de dar às crianças nomes que rompem com a tradição cristã
O Papa Bento XVI fez saber que não aprova a moda recente de dar aos recém-nascidos nomes de estilistas, marcas, jogadores de futebol e outros.
A Santa Sé desaprova que os pais escolham nomes da moda, como Chanel ou Swami, e deixem de utilizar nomes mais tradicionais, como Maria, Martina ou Giusieppe. «Todo o baptismo deve assegurar que a criança recebe um nome cristão como sinal de que o Espírito Santo está com a pessoa para que esta cresça e se desenvolva no seio da Igreja» disse o Papa Bento XVI enquanto baptizava 21 crianças na Capela Sistina. O Santo Padre deixou o apelo: «não dêem às vossas crianças nomes que não estão no calendário cristão».
De acordo com a Lei Canónica, promulgada em 1983, os pais e padrinhos devem assegurar que a criança seja baptizada com um nome que remeta para a tradição bíblica.
Porém, em Itália, muitos pais obcecados com a vida das celebridades, não resistem à tentação e escolhem nomes de vedetas do mundo da televisão, moda e cinema em vez de nomes mais cristãos, avança a edição online do jornal The Independent.
Os jornais italianos revelam que existem crianças que se chamam Mela e Pesche, respectivamente maçã e pêssego em italiano, tudo porque Gwyneth Paltrow e Bob Geldof escolheram estes nomes para os seus filhos.
in SOL, 11-01-2011