Arautos d'El-Rei | Escravidão e Leis no Brasil – Aproximações jurídico-históricas
1423
post-template-default,single,single-post,postid-1423,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Escravidão e Leis no Brasil – Aproximações jurídico-históricas

Este livro foi censurado. Sim, foi censurado no Brasil, exactamente no País em que deveria ter sido publicado, porque diz respeito a um aspecto muito peculiar da história secular que essa Nação e Portugal tiveram em comum.

Rejeitado na sua terra, voltou-se então o autor para Portugal, o único país onde a publicação do seu trabalho também faria sentido. Com efeito, tiveram as duas nações-irmãs um papel incontornável na história da escravatura, entre os séculos XVI e XIX, de tal modo que ainda hoje muito se fala sobre isso.

O tema, porém, não tem sido abordado com o propósito de sarar essa chaga social do passado, mas com o objectivo oculto de criar tensões artificiais, à semelhança do que o marxismo fez com a fracassada “luta de classes” e tenta forjar agora com o feminismo, com a ideologia de género ou com uma pretensa “luta de raças”.

O autor – Ibsen Noronha, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra – investigou com rigor as fontes que lhe permitiram discorrer imparcialmente sobre o delicado tema da escravidão no Brasil, revelando aspectos que essa prática nunca teve noutros países. Os resultados estão hoje à vista, em dois tipos de sociedade bem distintos: a sociedade da miscigenação e da cultura única e variada do Brasil e a sociedade da “integração” artificial – caso dos Estados Unidos – onde o problema do racismo tanto mais se agrava quanto mais se pretende legislar sobre ele.

Recomendamos vivamente a leitura e a divulgação deste trabalho prefaciado por S.A.I.R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil e trineto da Princesa D. Isabel de Bragança, Regente do Brasil-Império e libertadora dos escravos.

 

NORONHA, Ibsen, «Escravidão e Leis no Brasil – Aproximações jurídico-históricas», 2017, Porto, Caminhos Romanos, ISBN: 978-989-8379-53-5.

Preço com portes incluídos: 11,50 €
Pedidos: arautosdelrei@gmail.com ou 966 092 130
Contacto: Luís Filipe Ferrand d’Almeida