Arautos d'El-Rei | A missão das Elites numa época de crise moral
644
post-template-default,single,single-post,postid-644,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive
Grémio Literário

A missão das Elites numa época de crise moral

Sobre este tema, a Associação Monárquica Arautos d’El-Rei realizou no dia 28 de Setembro de 2012, no Grémio Literário (Lisboa), uma conferência em que participaram S.A.I.R. Dom Bertrand de Orléans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, o empresário e arquitecto Adolpho Lindenberg, Presidente do Instituto Plínio Corrêa de Oliveria, e o Doutor Ibsen Noronha, Professor Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.


No discurso com que abriu a Conferência, o Dr. José Filipe Sepúlveda da Fonseca, Presidente da Associação Monárquica Arautos d’El-Rei, deu especial destaque ao ensinamento dos Pontífices da Igreja sobre o papel fundamental das Elites na sociedade moderna. Na mesa principal: Príncipe D. Bertrand de Orléans e Bragança (à esquerda), Arquitecto Adolpho Lindenberg (ao meio) e Dr. Ibsen Noronha (à direita). (Foto de Inês Correia de Matos)

Dr. Ibsen Noronha

 

 

 

 

 

 

 

Durante o seu discurso, o Dr. Ibsen Noronha (foto) deixou bem clara a diferença entre verdadeiras e falsas elites. A estas – sublinhou – falta sobretudo o senso do dever, a noção do serviço e dedicação em prol do bem comum que sempre caracterizou a Nobreza e as outras Elites autênticas. (Foto de Inês Correia de Matos)

 

 


D. Bertrand de Orléans e Bragança

 

 

 

 

 

 

 

Na intervenção com que encerrou a conferência no Grémio Literário, o Príncipe D. Bertrand de Orléans e Bragança (foto) recordou que a decadência das monarquias começou a verificar-se quando os reis e os príncipes deixaram de estar na linha da frente, ao serviço dos seus povos e das suas nações. (Foto de Inês Correia de Matos)



Nobreza e ElitesObra de referência sobre o papel fundamental das Elites na sociedade moderna:
Nobreza e Elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana
Autor: Plínio Corrêa de Oliveira
Livraria Civilização Editora, Porto, 1993, 328 págs.
ISBN: 972-26-1123-2