Arautos d'El-Rei | Luz sobre a Idade Média
121
post-template-default,single,single-post,postid-121,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,vss_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

Luz sobre a Idade Média

Idade Média, a “idade das trevas”. Eis a imagem que durante muitos anos foi passada nas escolas do Mundo Ocidental.
Régine Pernoud reage contra esse falso conceito, revelando toda a riqueza do período medieval. No campo da literatura refere-se a epopeias como a Canção de Rolando, aos romances de cavalaria, à poesia, às farsas e às fábulas. Evoca o desenvolvimento artístico desta época, assim como aspectos menos conhecidos, tais como o interesse dedicado às ciências e à medicina.

A própria vida quotidiana traz a marca de uma civilização já refinada. Basta dizer que a higiene estava mais desenvolvida do que no século XVII. A hierarquia social assentava essencialmente nos laços familiares e as mulheres tinham direitos que perderam a partir do século XVI.
“Luz sobre a Idade Média” é a descoberta fabulosa de um tempo mal conhecido, onde se misturam o profano e o sagrado e onde o comércio, as ciências e as artes conhecem grande desenvolvimento.
Idade Média, uma idade de trevas? Não! Pelo contrário, uma verdadeira idade de luz!

Autor: Régine Pernoud
Título: Luz sobre a Idade Média
Editora: Publicações Europa-América, Março de 1997, 208 págs.
ISBN: 972-1-04279-X